quarta-feira, 8 de março de 2023

Evitar as Banalidades para buscar o conhecimento da Verdade

 


A coisa mais preciosa hoje em dia não é achar um diamante, mas de encontrar pessoas altamente capacitadas que dialogam sobre a verdade da vida. Como no Brasil reina a banalidade, fácil é encontrar pessoas fazendo idiotices ao invés de terem autoridade e noção da realidade.

Não é por acaso que estamos vivendo um pesadelo no campo político, na vida religiosa, no convívio entre famílias e no mercado de trabalho. Para onde quer que se olhe vemos a banalidade e as conversas fúteis reinando sobre a vida dos brasileiros. Ora, como iremos modificar o estrago que foi feito em nossa cultura se não temos conhecimento e nem conteúdos de valores que são essenciais na luta contra a degradação humana? Se todas as pessoas aderirem às banalidades e estupidez terrenas, tendo uma mentalidade infantil e preguiçosa, jamais iremos reconstruir a sociedade e estabelecer a Autocultura.

Existe uma frase americana chamada “small talk”, que quer dizer – conversa fiada – ou conversa tola, ou seja, assuntos que não servem para nada a não ser para desperdiçar o tempo. Os americanos que buscam uma posição intelectual avançada evitam bruscamente cair na armadilha das conversas fiadas ou small talk, como dizem eles. Na verdade, o que eles procuram são pessoas do mesmo nível intelectual que dispõem de assuntos relevantes, isto é, assuntos sérios que condizem com a realidade.

No Brasil deveríamos fazer a mesma coisa. Ao invés de desperdiçarmos nosso precioso tempo com futilidades poderíamos estudar mais, ler mais e buscar mais o conhecimento a fim de termos conversas sadias que edificam a dignidade humana. Conversas que alimentam as virtudes que são alimentos para a alma.

Se não investirmos no conhecimento da verdade ficaremos presos na banalidade que não passa de um círculo vicioso que consiste somente em explorar o que é baixo, raso e sem valor, sendo, piadas de mal gosto, discussões imbecis, bebedeiras, brigas, pornografia, putaria, fofocas, difamações, acusações e intrigas. Deus nos livre dessas baixarias. Não fomos criados para viver na imbecilidade.

Como é prazeroso encontrar pessoas que possuem ciência da realidade expressando, em cada palavra, uma dose da verdade da vida. Estes tipos de pessoas, cada vez mais raras no Brasil, são altamente cultas, sinceras e humildes que temos o prazer de conversar. Muitas vezes nem vemos a hora passar devido as riquezas que são extraídas desses diálogos.

Em todo o ambiente, seja entre amigos, entre colegas de trabalho, entre membros da família ou mesmo no templo religioso, devemos manter a seriedade em nossas conversas e evitar a todo custo assuntos banais que não agregam valores em absolutamente nada. Por esta razão devemos nos abastecer no conhecimento fazendo leituras de bons livros, pesquisas históricas coniventes com a realidade e pedindo a Deus, nosso Criador, a força do Espírito Santo para capacitar-nos com o Dom do Entendimento.

Quando vemos tudo o que se passa no Brasil a primeira coisa que dá vontade de fazer é sumir para outro país, porém, seria essa uma solução que resolveria todo o problema da humanidade? Diz o ditado que quando os homens bons falham o mal triunfa. No Brasil temos vivido esta realidade constantemente. A maioria dos brasileiros, principalmente aqueles que possuem oportunidades contendo o poder de lutar contra os corruptores da sociedade, andam falhando. Neste caso, o mal triunfa mesmo alastrando-se como se fosse um câncer consumindo o corpo humano.

Que o nível das nossas conversas e das nossas reuniões possam, a partir de agora, serem ricas em virtudes, coniventes com a verdade e com total consciência da realidade. Devemos sempre discutir sobre a nossa imortalidade, sem mais infantilidade, a fim de entender que, após a morte, a nossa vida continuará, na alegria com Deus, ou no sofrimento do inferno. Por isto temos que buscar as virtudes que são as riquezas da alma numa conversa extremamente produtiva com a responsabilidade que nos foi confiada por Deus. Nada mais de perder tempo com idiotices. A vida é muito preciosa.

Vejamos os 7 dons do Espírito Santo:

Sabedoria

Inteligência,

Conselho,

Fortaleza,

Ciência,

Piedade

Temor de Deus

Que o senhor Jesus nos abençoe e nos guarde de vivermos na banalidade, e que o Espírito Santo nos ilumine com Sua Sabedoria para que possamos fazer parte desta minoria que a todo momento luta ferozmente contra a estupidez e as banalidades do mundo.

Livro sugerido para enriquecer o conhecimento:

ANTES DE PARTIR – Os 5 principais arrependimentos que as pessoas têm antes de morrer, da autora: Bronnie Ware.