sexta-feira, 3 de março de 2023

A "Simplicidade" é o tempero das virtudes

 


Servir a Deus na simplicidade consiste em fazer o que precisa ser feito sem frescura, sem ficar enfeitando a ação ou, sem ficar com a preocupação de querer aparecer bonitinho na frente da assembleia. A verdadeira preocupação deve ser de “agradar a Deus acima de todas as coisas”, e não ficar tentando agradar as pessoas puxando o saco das criaturas que nada tem de excepcional, mas que também estão a serviço do senhor. Nada de ficar postando em rede social as suas obras, visto que, sem a força do Espírito Santo nada podemos. Que a mão esquerda não saiba o que fez a tua direita, como disse Jesus em Mateus, 6:3.

Simplicidade é isto, de fazer acontecer as ordens de Deus sem esperar nada em troca. Sem exibicionismo. Isto é questão de humildade! Embora sabemos que esta virtude está desaparecendo no meio dos cristãos por causa da vaidade e do orgulho. Então, mesmo que tenhamos um amplo conhecimento das coisas devemos lembrar sempre que isto não é mérito e sim a misericórdia de Deus que está sendo derramada sobre nós por amor. Devemos manter as características da simplicidade ajudando nossos irmãos a crescerem espiritualmente e não ficar disputando uns com os outros a fim de verificar quem sabe mais. Isto seria disputa de ego não passando de infantilidade e perda de tempo.

Jesus Cristo já advertiu os seus discípulos sobre como se deve servir a Deus, assim como segue abaixo:

"7.“Qual de vós, tendo um servo ocupado em lavrar ou em guardar o gado, quando voltar do campo lhe dirá: Vem depressa sentar-te à mesa? 8.E não lhe dirá ao contrário: Prepara-me a ceia, cinge-te e serve-me, enquanto como e bebo, e depois disso comerás e beberás tu? 9.E, se o servo tiver feito tudo o que lhe ordenara, porventura fica-lhe o senhor devendo alguma obrigação? 10.Assim também vós, depois de terdes feito tudo o que vos foi ordenado, dizei: Somos servos como quaisquer outros; fizemos o que devíamos fazer”. (Lucas, 17: 7-10)

Esta é a essência da Palavra de Deus, de revelar-nos a verdade e a forma de como devemos agir para agradar o Senhor. Após fazer aquilo que é de nosso dever e obrigação o Senhor Deus nada ficará devendo à nós, mas, pelo contrário, é nós que ficaremos devendo para o Senhor.

Infelizmente vivemos num tempo onde existem muitos bajuladores que vivem fazendo trocas com Deus, que a todo momento desejam barganhar com o Senhor e isto é uma prática pagã meramente provida da miséria humana.

Somos todos servos de Deus e somos todos iguais. A partir do momento em que algum servo se achar diferente dos demais pensando que Deus terá mais consideração para com ele, que ganhará mais favores do Senhor, que terá mais direito aos benefícios do Altíssimo, este pobre servo vaidoso e arrogante não estará mais servindo a Deus, mas a si mesmo.

O segredo da servidão é FAZER O QUE TEM DE SER FEITO sem frescura, sem esperar nada em troca, sem aguardar reconhecimento, sem desejar aplausos e sem imaginar que isto atrairá glórias para si. Apenas faça o que tem de ser feito, simples assim.

Deixo aqui como indicação de leitura o livro: A Pratica da Humildade, de autoria de Gioacchino Pecci (Papa Leão XIII).

Para finalizar temos que entender que somos nós que dependemos de Deus e não Ele que depende de nós. Somos nós que dependemos da Sua piedade, da Sua misericórdia e do Seu amor. É nosso dever e nossa salvação obedecê-lo e agradá-lo a fim de que a alegria do Senhor seja a nossa força.